Em 1945, com uma grande visão, e um excelente tino para negócios relacionados a automóveis e caminhões, o Sr. Ridoval Letizio e D. Rute, montaram uma oficina mecânica e autopeças na cidade de Rio Claro.

Com o passar dos anos, e vendo se concretizar o desenvolvimento da indústria automobilística do país em 1968, Sr. Ridoval e D. Rute iniciaram uma nova empresa na cidade de Jaú, confiando que essa pequena cidade do centro de São Paulo se tornaria em pouco tempo, um grande polo econômico.

Inicialmente em uma loja no centro, em frente a agência da Ford, com a clientela formada por amigos, surge o crescimento, o que os obriga a mudarem para um novo espaço, maior que o anterior. E é em 1974 que nasce o nome RONCÃO, em nova loja na Rua Marechal Bittencourt, aonde se consolida com troca de escapamentos. Porém não uma simples troca de peças, mas uma troca com técnica e experiência, sempre pensando na qualidade de serviços que o cliente exige. E em 1986 é inaugurada uma nova loja do mesmo segmento, com recursos próprios e um esforço fora do comum, pela família Letizio, que constrói um prédio com mais de 600m2 no bairro Santo Antônio, perto da estação ferroviária, onde o Roncão se destaca no mercado de troca de escapamentos e outros serviços relacionados a automóveis.

Com a necessidade de descobrir novos rumos para o setor, em função do maior grau de exigência do consumidor brasileiro e a grande variedade e tipos de veículos, assumiu a direção da empresa em 1994, o filho mais novo da família. O engenheiro Laerte Letizio sentiu a prioridade em se montar uma nova loja com espaços mais livres para novamente dar algo mais a seus clientes, visando inclusive a atender a carência no mercado para atendimento a veículos importados, aumentando assim a área de atuação que vem desenvolvendo para atender você nosso cliente.

Portanto, hoje estamos atendendo nossa clientela, que além dos serviços já disponíveis, que são: freios, escapamentos, embreagem, suspensão, troca de óleo e engates para carretas, também fornecendo pneus, amortecedores, alinhamento e balanceamento e outros, agora também teremos a fabricação própria de escapamentos p/carros, pick-ups e motos, bem como, a fabricação de engates para carretas.